A tricologia é a ciência que estuda o cabelo e o couro cabeludo, e se iniciou na Grã-Bretanha, em 1902. O termo vem de uma palavra grega: trikhos, que significa cabelo!
Mesmo tendo surgido no início do século 20, na Inglaterra, a tricologia só começou a se popularizar muito recentemente. Isso porque nos dias de hoje, com o avanço dos tratamentos capilares, cada vez mais as pessoas buscam soluções para cuidar da saúde e da beleza dos fios.
Quando o assunto é diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo, os tricologistas são os especialistas recomendados! Eles são profissionais cuja formação normalmente seja na área de saúde ou bem-estar e que se especializam em tricologia, através de cursos livre ou pós graduação!
Estes profissionais são especializados e responsáveis pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e patológicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos. Você sabia que existem cerca de 2.500 causas que podem levar a determinadas afecções e desencadear a perda de fios? E para cada uma delas existe um tratamento específico!
O diagnóstico destas condições costuma ser feito em duas etapas: entrevista com o paciente e exames físicos (tricoscopia, fototricograma, biópsia e tricograma). A partir do diagnóstico, é possível decidir o tratamento ideal para cada patologia.
E quando devo procurar este especialista?
A recomendação de quando deve procurar um tricologista é: assim que perceber alterações na saúde dos fios ou indicativos de algum sinal de doença no couro cabeludo! Veja alguns sintomas que podem ser um alerta:
- Afinamento dos fios;
- Demora excessiva do crescimento capilar;
- Cabelo fracos, opacos e porosos;
- Calvície;
- Caspa;
- Coceira e descamação;
- Diminuição do volume capilar;
- Espinhas no couro cabeludo;
- Excesso de pelos;
- Fios quebradiços;
- Fungos, inflamações e infecções;
- Oleosidade excessiva;
- Reação alérgica;
- Vermelhidão.
Se interessou e quer saber um pouco mais sobre os procedimentos que realizo? Entre em contato e agende sua consulta!