Essencial no rastreio de alopecia, a tricoscopia é peça-chave no combate à queda dos fios
O nome indica um exame fundamental para a saúde do seu cabelo, sendo assim, sua realização é indispensável.
O Instituto Silvia Barreto traz, no post de hoje, a importância de realizar tal procedimento para o seu bem-estar e manutenção dos fios de cabelo. Acompanhe!
O que é a tricoscopia?
Ela é um procedimento que examina detalhes do couro cabeludo do paciente que, em muitos casos, são imperceptíveis no exame clínico tradicional. Dessa forma, o exame é realizado com um aparelho, chamado tricoscópio, que amplia a imagem analisada em até 400 vezes, dependendo do tipo do aparelho. Assim, é possível visualizar com detalhes as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo mais profundamente.
Como é realizada a tricoscopia?
O exame é indolor, não-invasivo e pode ser realizado no próprio consultório, com poucos preparos prévio. O tricoscópio é colocado na região do couro cabeludo, onde será examinado os fios ou a região específica da cabeça. Porém, os leave-ins acumulados no couro cabeludo podem atrapalhar no rastreio e, por isso, é indicado que o paciente venha sem a utilização de produtos finalizadores, para uma melhor visualização do local. Além disso, pode ocorrer de molhar o couro cabeludo, ação que também ajuda para um diagnóstico mais preciso.
O que pode ser diagnosticado na tricoscopia?
O procedimento vai além de uma preocupação estética, e pode indicar muitas condições durante o rastreio. Nesse sentido, a queda de cabelo pode ser sinal de doenças como lúpus, sífilis, disfunção na tireoide, além da própria alopecia androgenética, que é uma condição genética, mas que pode ser tratada com um diagnóstico precoce e acompanhamento correto.
Não deixe de realizar este exame sempre que notar alterações nos fios do seu cabelo, quedas acentuadas ou outros sinais na região. Entre em contato com o Instituto Silvia Barreto, especializado em tricologia, agende sua consulta e faça este procedimento com profissionais habilitados no assunto!